segunda-feira, 12 de abril de 2010

A verdade da moda

A crónica chama-se THETRUTHOFFASHION. E perguntarão muitos: “Qual é, afinal, a verdade da moda?”. Nos poucos posts que este blog teve, eu tentei dar a resposta a essa pergunta.
A verdade da moda é só uma: é a verdade de cada um!
A moda é uma forma de arte, de expressão, de comunicar visualmente.
As tendências são importantes, claro, mas como um dia disse Coco Chanel: “A moda foi feita para passar de moda!”.
O importante é usar as tendências, mas expressando o nosso “eu” através destas.
Quando vemos fotos nossas de há muitos anos atrás podemos pensar: “Eu usava isto? Que parola!” como também podemos pensar: “Esta foi eu há uns anos atrás! Está aqui bem visível a minha atitude rebelde, ou a minha forma descontraída de encarar a vida!”
Já estamos cansados de saber que devemos usar somente o que gostamos, as peças que ficam bem para tipo físico, que valorizem pontos fortes e disfarcem os pontos fracos e que combinem com nosso estilo. Mas acima de tudo, temos que ser leais connosco próprios!
Faça um exame de consciência às suas escolhas de guarda-roupa:
- Quantas vezes já se vestiu de uma forma hipócrita, com uma roupa que não tinha nada a ver consigo?
- Quantas vezes já foi humilde, vestindo-se menos exuberante do que a situação implicava?
- E quantas vezes já foi convencida/o a ponto de colocar em evidência exagerada os seus pontos fortes, como por exemplo, um top que mostrava na totalidade a sua barriga lisa?
A forma de vestir é muito mais do que uma escolha matinal de um pedaço de pano a colocar sobre o corpo.
A forma de vestir revela-nos, compromete-nos, atraiçoa-nos, dignifica-nos.
Por tudo isto, a verdade da moda é que esta é, ou deve ser, a nossa própria verdade!
Então onde entra a moda em tudo isso??? Na sua função!
A função de adaptar essa verdade a cada situação, porque, como um dia alguém disse, "eu sou eu e a minha circunstância"!

Sem comentários:

Enviar um comentário