quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fashion has balls - A evolução da moda masculina

Shakespeare escreveu uma fala em OTELO muito interessante:
"Os homens deveriam ser aquilo que parecem..."

A moda entendida como moderna nasce na metade do século XIV, transformando a imagem masculina através de uma indumentária formal e luxuosa.

Com a Rev. Francesa, em XVII, marca-se definitivamente as mudanças nas indumentárias. Estava em voga o uso das meias de seda, sapatos e casacos bordados.

Com a evolução da indústria, a Inglaterra criou o "Smoking" (calça, paletó e colete), na época sempre em tons escuros e camisas sempre brancas. Surgia um estilo novo, uma proposta que, possivelmente revelava um comportamento maduro e natural de ser elegante com a arte natural de vestir-se. A moda foi seguida pela França, Itália e Alemanha. E num curto espaço de tempo o smoking tornou-se o uniforme masculino, sendo sinónimo de elegância os homens vestirem-se iguais.

Os smoking's foram hibridizados com a chegada do Blazer na cor marinho, usados para o dia-a-dia dos marinheiros. A origem deriva do nome de um navio de guerra - HMS BLAZER. Na sequência estes ganharam cores e padrões diferentes, também com a chegada do Tweed (lã com botões coloridos) fazendo par com calças avulsas.

Por volta dos anos 50, nos Estados Unidos, a moda foi se descontraindo.
O cinema trouxe os o estilo Rock&Roll e com ele apareceram os jeans em azul e jaquetas pretas de couro.

Já nos anos 60, os jeans renovaram-se como peça essencial a qualquer guarda-roupa pela sua versatilidade. Criaram-se os jeans desbotados, influenciado pelo o cinema americano de filmes de cowboys.

Os anos 90 foram a década do "Casual Style", em que os homens assumiram um estilo mais descontraído.

Hoje em dia a moda masculina tende a ser simples, mas sofisticada.
As escolhas, por norma, resumem-se aos jeans ou calças de fato, e na parte de cima, a um casaco descontraído ou blazer. As camisas, normalmente, tendem a perder para a escolha preferencial de tshirt's.
A grande maioria não arrisca nas cores fortes, ficando-se pelas escuras ou neutras.

Apesar de tudo, há quem arrisque e bem... Mas isso, falaremos na próxima Quarta-feira.
Até lá!

DICA:
A principal tendência do verão para os homens é a mistura da alfaiataria com peças casuais e acessórios mais desportivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário