terça-feira, 23 de março de 2010

Segundo dia de Portugal Fashion

No segundo dia do portugal Fashion no Edíficio da Alfândega do Porto apresentaram as suas colecções os estilistas Luís Onofre, Storytailors, Luís Buchinho, Fátima Lopes, entre outros.

Luís Onofre apresentou a colecção Artic Travel, uma viagem ao puro e rigoroso Inverno. Nesta colecção, como noutras apresentadas no Portugal Fashion, as malas ganham um maior protagonismo, sendo a maior novidade desta época as de viagem! Destacam-se também as botas, de saltos vertiginosos ou rasas, o imperativo é mesmo o look vintage. Os materiais são os pelos e camurças, enriquecidos com cristais Swarovski sob efeitos pied-de-poule. Ouro e aço são os metais eleitos para completar uma imagem sofisticada e extremamente sexy. Na palete cromática, Luís Onofre aposta em quatro tipos de cores: bege, castanho, cinzas e pretos. A maior preocupação, quase milimétrica, é a perfeita conjugação dos variados tipos de pele, que se misturam entre si, mas convergem na mesma cor.


Todos temos um preferido e, os meus, são, sem sombra de dúvida, os Storytailors . Com a colecção "Ícarus - In the wings of time", apresentaram-nos uma colecção que viveu o sonho de Ícarus e a sua determinação; que pegou nas suas asas e fê-las brotar de camisas, saias, capas e vestidos. A paleta cromática baseia-se no entardecer de outono, com cores quentes e intensas. Os tecidos vão desde as tradicionais fazendas de lã lisas e com padrões, o tricot industrial e os jerseys, até aos novos tecidos como o neoprene, a propelina, e a sarja.


Luís Buchinho, no seguimento da comemoração dos seus vinte anos de carreira, apresentou a colecção Luis Buchinho e Luis Buchinho KNITWEAR, um núcleo forte de peças apelativas a um grande conforto, onde a componente prática esteve omnipresente.
O tema central foram as geometrias modulares em peças confortáveis, onde a parte casual e urbana assumiram protagonismo. Peças como capas rectangulares, capas ovais, casacos trapézio, leggings sino, calções evasé ganharam protagonismo nesta apresentação. Sobreposições em camadas de diferentes texturas e padrões foram também o foco principal. Quanto às escolhas cromáticas, Luís Buchinho optou por cores como o bege, cinza claro e médio, branco, preto, petróleo e verde menta.


O segundo dia do Portugal Fashion não poderia encerrar de melhor maneira, como já de costume, com Fátima Lopes. A criadora apresentou-nos a colecção "Grande Norte". Uma visão futurista de um Grande Norte ferido por todas as alterações climáticas modernas. O seu Grande Norte aquece-se, já não é branco imaculado e as suas peças não são mais de rigor. Fátima Lopes lança um apelo e mostra-nos, através da sua colecção, os danos do aquecimento global. Por isso imperam as cores quentes - terra e fogo - e o azul, as golas altas e encorpadas mas abertas (porque já não servem para proteger do frio), os materiais nobres (caxemira, lã, couro, rendas, chiffon e seda) e sapatos extremamente altos e de forma ultrafuturista.

Sem comentários:

Enviar um comentário